sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Egoísta

Tem dias em que eu penso em qual a finalidade deste blog? Sim, porque este blog é egoista e de uma lamuriação profunda. Na verdade, essa página é bem mais um diário do que um blog, com a diferença de que eu não começo as postagens com "Querido Diário..." e que aqui é literalmente um livro aberto.
Digo que este blog é egoista, porque fala somente sobre mim, com conclusões minhas e pra mim. Até acredito que das pouquissimas pessoas, se é que a quantidade pode ser citada no plural, algumas se identifiquem com alguma ideia e outra, mas de um modo geral é mais pra mim do que para os outros.
Nunca escrevi nada aqui pra ninguém, nunca quis ajudar ninguém com os meus textos (exatamente com os textos, não com publicidade), mas ao mesmo tempo sinto uma necessidade enorme de que tudo isso precise ficar em evidência, como se eu soubesse que um outro eu em algum lugar lêsse isso e concordasse com tudo, ou porque simplesmente quero que alguém mais saiba o que eu penso.
Falando assim pode até parecer que eu me sinto como um escritor, que escrevo coisas mirabolantes e ótimas. Mas não é verdade, porque não acho que eu sou um escritor, um pseudo-escritor ou um escritor frustrado talvez, mas escritor mesmo não.
Em muitas vezes questiono a minha qualidade literária, os meus erros de grámatica, as chuvas de vírgulas e tantos outros defeitos como a minha paixão pela palavra "coisa", que utilizo deliberadamente quando não encontro a palavra certa pra formar determinada frase. Não faço uso de palavras complicadas e difíceis, porque não as uso numa conversa informal, e pra mim estes textos não são nada muito além do que uma conversa informal comigo mesmo.
Contudo, mesmo que tudo que eu escreva aqui não seja atraente e tão rico culturalmente como outros textos, posso enxergar neles, algo que muitas vezes não encontro naqueles emaranhados de palavras complicadas. Sinceridade. As palavras mais simples e usuais da lingua portuguesa, de uma forma que qualquer pessoa que saiba no minimo ler e escrever consegue entender, levam consigo uma caracteristica que pra mim é fundamental num texto, sinceridade.
Porém tenho certeza que sinceridade nunca vai ser suficientemente atraente, pra se comparar com textos que falam sobre vampiros e bruxos, esses sim são altamente atraentes e envolventes.
C'est la vie.

Nenhum comentário: